sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comida para viagem


Fala galera, belezinha?

Fim de ano, época de férias (e da apresentação do TCC hahaha), todo mundo gosta de viajar não é?

E seja pro campo ou pra praia, sempre levamos alguns alimentos para fazer aquela boquinha durante a viagem. Mas temos que tomar cuidado, pois há alguns riscos em transportar certos tipos de alimentos...

“As verduras devem ser adquiridas no local, pois a exposição ao calor pode alterar suas características sensoriais (cor, sabor, textura) tornando-as impróprias para o consumo”, alerta a nutricionista Ana Paula Gines, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

No site da Casa e Jardim, tem um post explicando direitinho o que pode e o que não pode levar para viagem, além de ter um infográfico animado dando dicas de transporte - que por sinal, são muito boas!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Máquina de Alface

Fala galera! Tudo bom?

Vocês sabem que cultivar alimentos orgânicos dá o maior trabalho né? Alguns demoram de 60 à 90 dias para fazer a cultivação, isso se não chover ou se a plantação não for atacada por pragas.

Pensando nessa trabalheira toda, os japoneses decidiram inventar uma máquina chamada The Chef's Farm ( A Fazenda do Chefe, na tradução literária).



Funciona assim: Uma estufa com 12 lâmpadas fluorescentes que fazem a vez do Sol, e que tem a capacidade de suportar até 60 pés de alface por vez. Não é genial?

Mas vale ressaltar que a melhor alface ainda continua sendo aquela que sai da terra, fresquinha e livre de químicas. Essa máquina é só um apoio para restaurantes de pequeno e médio porte, que curtem uma pegada mais verde.

A The Chef's Farm é da empresa japonesa Dentsu, e pretende ser vendida para comerciantes e restaurantes por US$90 mil.

Vi aqui.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Oficina Será que Sobra?

Post rápido, só pra deixar algumas fotos da nossa oficina com o pessoal do Ensino Médio - ETEC Cubatão.


Preparação antes da oficina.


Adenilton mostrando seus dotes culinários.


Uma rápida palavra no começo.


Aline fazendo o suco.


E o André, o patê.


Em breve, fotos com o Técnico.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Será que Sobra? - Suco com cenoura

Fala galera!
Finalmente estamos trazendo a receita do suco. Tá certo que nem todo mundo gostou dela, mas vale lembrar que cada um pode mudar alguma coisa nele pra deixar a seu gosto.
Vamos lá!

Ingredientes:



01 cenoura (com casca)
01 laranja (com casca)
01 litro de água
Açúcar a gosto










Preparo



1 – Lave bem a cenoura e a laranja, corte-as em pequenos pedaços e separe.
2 – Bata a cenoura no liquidificador com um pouco de água, peneire-a com a ajuda das mãos e reserve.
3 – Bata a laranja no liquidificador também com um pouco de água, peneire e reserve.
4 – Junte o suco da cenoura com o da laranja e o resto da água.
5 - Peneire o suco novamente.
6 – Coloque açúcar a gosto.
7 – Sirva gelado.



Lembrando que o que sobrar da cenoura de da laranja você pode colocar numa composteira, numa horta ou até mesmo num jardim. Tudo vale para não ser jogada com o lixo.
Espero que gostem.
Até mais!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Será que Sobra? - Patê Saudável

Eae pessoal, tudo bom?

Ontem - 20 de Outubro - realizamos nossa oficina na ETEC de Cubatão, e logo logo estaremos fazendo um post especial para isso.

Como o pessoal pediu, nós do ECOMIDA! estamos disponibilizando uma das receitas feitas na oficina. Que por sinal foi provada e aprovada pela galera!

Sem mais delongas, apresento-lhes o Patê Saudável (que por enquanto fica sem imagens, haha). Será que Sobra?

---

Patê Saudável


Ingredientes
1 Cenoura média ralada COM CASCA
3 Ramos de Cheiro-Verde
1 Copo(150ml) de Maionese
Sal e azeite à gosto

Modo de Fazer

Rale a cenoura com casca e tudo, cortando também os ramos de Cheiro-Verde junto com os talos. Bata os dois em um Mixer ou em um liquidificador, temperando-os com uma pitada de sal e um fio de azeite.

Após isso, meça um copo(150ml) de maionese e deposite a medida em uma vasilha. Vá adicionando aos poucos o preparado da cenoura, verificando sempre se o sabor está agradando.

CUIDADO:
O Cheiro-Verde pode dar um sabor muito forte ao patê, tornando-o intragável. Por isso, não corte muitos raminhos e verifique o sabor na hora da mistura dos ingredientes.

Dicas: Você pode estar criando outros sabores de patê, sempre procurando utilizar a casca do legume. É nela que fica a maioria dos nutrientes do fruto, tendo as vezes até mais que na polpa.

---

Então é isso. Logo logo a Aline estará colocando a outra receita que fizemos na oficina, e em seguida criamos um post mostrando como foi o dia de ontem.

Até mais!
André.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Será que Sobra? - Aperitivo de Casca de Batata

Fala galera!

Todo mundo já sabe pra que criamos o blog. Hoje, finalmente trazemos uma receita! É super fácil, rápido e simples de fazer.

Ingredientes:


Casca de batatas
Óleo
Sal









Preparo:



Lave bem as cascas da batata.












Frite-as em óleo quente.














Tempere com sal a gosto.












Aqui foi aprovada. Espero que gostem.
Em Breve mais receitas.
Olá =D
Hoje vamos falar um pouco sobre consumo consciente. Para isso, nada mais justo do que citar o Instituto Akatu.
Para quem não sabe, o Akatu tem como objetivo a mudança do consumidor em relação ao seu consumo, através da educação e comunicação. Para isso, mantém-se com empresas que apoiam a causa, como a Nestlé, Carrefur, Unilever, Rede Globo, Coca-Cola e muitas outras.

Voltando a falar do consumo consciente, retirei do site deles uma definição bem simples de entender:
Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente.


Como nosso querido blog fala sobre alimentos, o Akatu tem um programa que se chama "1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo" que tem o mesmo objetivo do nosso trabalho, que é alertar sobre o desperdício. Foi divulgado tanto na TV, como em rádios, jornais e revistas.

É bem provável que vocês até já tenham visto, mas vou deixar aqui o comercial que eles fizeram que foi muito bem planejado.



Para finalizar, mais informações sobre o Akatu são encontradas aqui, e vamos tornar pelo menos um pouco mais consumidores consciente.